Oficina de envelopes sobre divisão do trabalho na Revolução industrial

A famosa descrição da fábrica de alfinetes de Adam Smith inspirou uma das atividades complementares que integram o guia didático do Maquinando – jogo sobre a revolução industrial que criamos a partir do primeiro protótipo da Profa. Daniella Barroso, editora sócia na Boreal Edições.

Como conduzir a oficina?

  • Proponha aos alunos que se organizem em pequenos grupos e dê a eles a tarefa de confeccionar um envelope. Cada grupo recebe um envelope pronto e deve produzir um molde dele em cartolina. Com o molde pronto, eles devem cronometrar o tempo gasto para confeccioná-lo de duas maneiras diferentes: (a) uma única pessoa marca o papel com o molde, corta a peça, dobra e passa a cola para fechá-lo; (b) essas quatro tarefas são divididas pelos integrantes do grupo e eles devem trabalhar no mesmo ritmo do primeiro colega pelo mesmo tempo que ele levou para montar o envelope. Ao final, eles devem comparar a quantidade produzida e dividir pelo número de integrantes envolvidos na produção. Eles produziram mais do que um envelope?
  • Além das discussões que seguramente vão surgir sobre a divisão do trabalho, essa é também uma oportunidade de abordar o raciocínio científico, então pode-se tentar reduzir as variáveis, como o número de pessoas implicadas na produção do envelope. Em uma segunda rodada, proponha que um único aluno, o mesmo que realizou a primeira tarefa produza cinco envelopes usando a divisão do trabalho já realizada pelo grupo: eles marca cinco envelopes no papel, depois corta os cinco envelopes, dobra todos e, por fim, passa a cola também em todos os envelopes. O tempo gasto na produção dos cinco envelopes é dividido por cinco, e se tem o tempo gasto por envelope. Esse valor é mais baixo do que o obtido na primeira experiência? Uma mesma pessoa consegue baixar o tempo de produção fazendo cada tarefa repetidamente?

É um experimento bastante simples, mas de grande valor pedagógico, pois é capaz de fomentar outras soluções pelos alunos. As comparações entre as formas de se produzir o envelope demandam deles um cuidado com as variáveis em questão. “Conseguimos baixar o tempo porque dividimos o trabalho ou porque ficamos mais ágeis à medida que fazemos mais e mais envelopes?”, será provavelmente uma indagação de algum aluno. E eles precisarão lidar com essa nova variável — a experiência — propondo alguma solução, como refazer o primeiro experimento agora que se está mais eficiente. Ou encontrar alguém que nunca tenha feito o envelope para fazer o teste.

SAIBA MAIS:
Página oficial do jogo
Como jogar (PDF)
Link para compra (loja da Fagulha)